Artigo 25.05.2021
Situações que não são dever do síndico
Direito Condominial
É muito comum as pessoas acharem que qualquer situação que ocorra dentro do condomínio, seja de responsabilidade do síndico. Mas na realidade não é bem assim que funciona. Hoje separamos algumas situações que todo condômino acredita ser uma situação que o síndico deve intervir, mas na verdade não, confira:
Resolver atritos pessoais entre condôminos
Em relações pessoais é normal haver alguns atritos e entre os vizinhos não é diferente! Se houver problemas com algum descumprimento das normas do condomínio, o síndico deve agir, mas caso o problema não seja causado por isso, não é tarefa do mesmo resolver esse tipo de situação.
Brigas no salão de festa
O síndico tem o dever de ser o mediador de conflitos entre os condôminos, mas não é função do mesmo, apartar brigas. Importante ressaltar que a integridade física do síndico é mais importante que apartar a confusão.
Caso fortuito ou força maior
Uma tempestade alagou a garagem, danificou algum veículo, portão ou elevador? Isso pode causar uma certa irritação em alguns moradores e responsabilizar o síndico por isso, mesmo que isso passe longe de qualquer responsabilidade pessoal. A responsabilidade do síndico é manter a manutenção do prédio em dia e situações como essa, acontecem mas não podem ser atribuídas a ele.
O principal foco do síndico é manter o bom funcionamento do edifício e ficar atento aos direitos e deveres dos moradores. Mas há coisas que fogem de sua responsabilidade.